Páginas

quarta-feira, 30 de julho de 2014

O tapete de flores de Bruxelas!



     Estamos quase chegando a uma das datas mais celebradas de Bruxelas: a festa do tapete de flores da Grand Place. 

     Esse evento ocorre a cada 2 anos, em agosto, sempre nos anos pares. Agora, em 2014, ocorrerá entre os dias 15 e 17 de agosto! Dia 14 de agosto (quinta-feira) é o grande dia da montagem do tapete, de meio dia às 19 horas. Às 22 horas ocorrerá a abertura do evento. Venham ver, é lindo!


     A beleza e a diversidade de todos esses tapetes é fruto de seu componente principal: a famosa begônia. Escolhida acima de tudo pelas suas qualidades de resistência a intempéries, como chuva e sol forte, a begônia garante longa vida e frescor ao tapete. A Bélgica cultiva 60 milhões de tubérculos de begônia a cada ano (Ghent é uma das maiores regiões produtoras desde o século XIX), e o país é reconhecido como o maior produtor do mundo. Holanda, França e Estados Unidos são os seus melhores clientes.
     A confecção do tapete ocorre um ano antes, com inúmeros projetos e maquetes, ilustrando um tema encomendado. Uma vez que as representações e símbolos sejam escolhidos para aquela tema, o número de flores e combinações coloridas são calculadas e os contornos finalmente desenhados. No dia da montagem, o trabalho dedicado de uma centena de jardineiros experientes lhes permite colocar juntos este quebra-cabeças gigante em menos de quatro horas.

 (Tapete de 2008. Tema: Famboyant, tapetes do século XVIII.)

(Tapete de 2010. Tema: Presidência da Bélgica na União Européia)

 (Projeto do tapete de 2012. Tema: estamparia de tecidos africanos.)

 (Tapete de 2012 já montado)

     Tapetes de flores são uma tradição flamenga (flamã), mas o tapete da Grand Place como conhecemos hoje foi invenção do paisagista E. Stautemans, que criou o primeiro tapete em 1971. Ele logo percebeu que tapetes de flores seriam uma boa forma de promoção das flores que mais gostava: as begônias. Depois de anos de tentativas e cálculos, tornou-se um especialista na criação de tapetes florais com cores sofisticadas e projetos complicados.
     Sua fama se espalhou e pediram para que ele fizesse tapetes não só na Bélgica (Ghent, Bruges, Antuérpia, Mons, Durbuy), mas em outras cidades de países próximos, como Colônia, Hamburgo, Luxemburgo, Paris, Londres, Breda, Amsterdam, Haia, Viena, Valência, e outras tão distantes como Buenos Aires.
     No entanto, como o próprio Stautemas diz: "Em nenhum lugar o tapete é mais bonito e distinto do que no ambiente único e antigo da Grand-Place de Bruxelas".

 (As caixas com as flores)
     
 (Montagem)

(Montagem)


       Vem, gente!

     Montagem (você pode assistir): 14 de agosto. De 12:00 h às 19:00 h. Abertura oficial do evento: 22 horas.
     Duração do tapete: De 15 a 17 de agosto (sexta, sábado e domingo), com visitação na praça em volta das flores, ou subindo no balcão do Hotel de Ville para ver tudo de cima, de 09:00 h às 23:00 h, sendo que às 22:00 h; 22:30h e 23:00h ocorrem espetáculos de luz e som!!! Vai perder isso?!?!

     Saiba mais em: http://www.flowercarpet.be/

2 comentários:

  1. Estou indo esse ano (14 a 17 de agosto) e já comprei o ingresso para a varanda, uma pergunta : "esse ingresso dá direito de ver o arredor do tapete ?"

    ResponderExcluir