Páginas

sábado, 9 de agosto de 2014

O palácio real de Bruxelas está de portas abertas! E é gratuito.

           Eu prometi fazer esse post há alguns meses. Acabei me encantando por outros assuntos, mas o faço agora, já que o palácio encontra-se novamente aberto a visitação, até 7 de setembro.
Sim, é preciso correr, pois o palácio só fica aberto 6 semanas por ano. Agosto inteiro e um pedacinho de setembro: é assim desde 1976. Ele localiza-se na colina de Coudenberg, onde antes existia o antigo Palácio de Coudenberg, morada dos Duques de Brabant e governantes austríacos e espanhóis (entre eles Carlos V), mas que pegou fogo em 1731 e foi totalmente destruído.

(Antigo Palácio de Coudenberg, existente desde o século XII e continuamente aumentado e reformado até o século XVIII, quando foi destruído por um incêndio)

As ruínas lá permaneceram por algumas décadas, mas foram diminuídas e soterradas para a construção do novo palácio, que se iniciou em 1780.
Um dia faço um post sobre a intricada história belga, mas já adianto que sua independência ocorreu em 1830, e o primeiro rei belga, Leopoldo I, logo se mudou para o palácio. Algumas mudanças foram feitas nessa época, mas a aparência grandiosa e neoclássica que ele hoje apresenta se deu nas reformas do rei Leopoldo II, o tal que lamentavelmente foi dono do Congo.
Se você puder esquecer-se de onde vinha o dinheiro para a reforma do palácio, e apenas apreciar sua beleza, saiba que foi no reinado de Leopoldo II que a Grande Sala do Trono, repleta de lustres de cristal; o Salão de Mármore; a Escadaria de Veneziana; e a fachada clássica em estilo Luis XVI foram realizadas. Algumas dessas obras se estenderam após sua morte, em 1909. O lugar é lindo! Há também uma sala para recreação infantil, no final da visita.

(A grandiosa Sala do Trono e seus inúmeros lustres)

(Escadaria com pinturas a óleo de Veneza, feitas em 1867 por Jean-Baptiste van Moer)

(Outro ângulo da Escadaria Veneziana)

(Retratos de Leopoldo I e sua esposa Louise-Marie)

(Detalhes dos adornos e mobiliários)


(Espaço para recreação infantil)

Para quem quiser visitar o museu arqueológico que vai aos subterrâneos do antigo palácio medieval de Coudenberg (o que pegou fogo), a entrada se dá pelo Museu Belvue, que fica ao lado do palácio real. A visitação dessas ruínas subterrâneas custam 6 euros, já o palácio real tem entrada gratuita.
Se você não consegue desvincular a beleza do prédio com a possessão do Congo no século XIX, saiba que ao menos não há cobrança de ticket de entrada...

(Fachada do palácio)

Lembre-se: De 22 de julho a 7 de setembro!
Não abre segundas-feiras. Visitação de terça a domingo, de 10:30 até às 17:00h, última entrada às 16:30.

Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário