Vou começar com um elogio pátrio:
Considero a organização do tráfego das grandes cidades brasileiras melhor
que a de Bruxelas (estou falando, sobretudo, de cruzamentos). Isso se deve ao
fato de que, em Bruxelas, carros, bondes, bicicletas, pessoas, ônibus se cruzam nas ruas. Acho perigoso, sobretudo para os ciclistas. Devemos atentar para o fato de que os bondes (conhecidos como
trans) têm sempre preferência – até sobre pedestres!
Mas quando falamos sobre o
serviço do transporte público prestado à população, Bruxelas ganha!
Já conhecemos as mazelas do transporte no Brasil...
Então, nesse quesito, qualquer
novidade que eu visse por aqui já me alegraria a alma! E eu vi algumas simples
e interessantes.
A empresa que controla esse
serviço em Bruxelas se chama STIB (Societé des Transports Intercommunaux de
Bruxelles). Para começar, a STIB coloca em cada parada de ônibus ou tram
(bonde) o nome da referida parada – para você saber onde está – e uma espécie
de poste com um cartaz que diz qual linha passa ali (a linha 94, por exemplo) e
os horários do ônibus ou do tram. Simples, né?!?!
Você aí que tem aquela parada de
ônibus numa rua qualquer, seria legal que houvesse uma placa ali, certo? Ônibus/linha
49, ponto número 87, por exemplo. Ou linha 49, ponto Largo do Machado. Os
metrôs são assim, não são? Por que os ônibus não poderiam ser?
Vejamos o meu caso em Bruxelas:
A parada de transporte público da
minha casa se chama Brésil (santa coincidência!!! *Risos*), porque fica ao lado
da Avenue du Brésil.
A placa grande informa lá em
cima:
1. Nome:
Brazilie (em holandês); Brésil (em francês), só que do outro lado. --- Sim, o
país é bilíngue e tudo deve ser escrito nas duas línguas, até o que seria óbvio
de adivinhar, como Brasil.
2. Os
sinais “T” e “B”, ou seja: passam trans e ônibus.
3. As
linhas: 25, 41 e 94 (com os nomes das suas referidas paradas finais). Por
exemplo, o tram 94 tem sua parada final em Louiza (ou Louise, para os que falam francês).
4. Os
horários: quando você chega mais próximo, na placa de baixo, pode ver, para
cada dia do mês, os horários de cada linha!
As paradas mais
simples são assim, apenas com essas placas. Mas a maioria delas é melhor do que
isso e tem um placar eletrônico que informa em quantos minutos o ônibus ou tram
chegará.
Veja essa foto
da parada chamada Troon. O ônibus 95, destino Bourse, chegará em 11 minutos.
Como se pode ver, nessas paradas mais modernas, há também um mapa da cidade e
uma proteção para a chuva.
Não é
maravilhoso saber se dá tempo de você entrar ali naquela loja para comprar uma
água, sem medo de voltar para a calçada e já ter perdido o ônibus? Não é bom
poder calcular o tempo de chegada e o tempo de percurso para avisar aos seus
amigos em quanto tempo você chegará na casa deles?
Daí você me
pergunta: mas como eles podem informar nesse placar que o tram ou o ônibus
chegará em 11 minutos?
Eu digo: é
porque eles têm uma espécie de GPS que informa à central onde eles estão
naquele exato momento, daí é calculado o tempo que aparece em cada placar
eletrônico. Isso é ainda mais certeiro com os trans (bondes), que correm sobre
trilhos e quase nunca pegam trânsito – exceto quando há carros na frente deles
. (Eu disse que por vezes bondes e carros se misturam).
Agora vem a
cereja do bolo! Já que o GPS do tram/ônibus informa à central onde ele está – e
daí vem o horário no placar eletrônico – esse mesmo GPS te informa isso no seu
celular em casa! Sim, o STIB tem um aplicativo para celulares (smartphones)!
\o/
Veja nessa
imagem do meu celular: Tram 94 passará na parada Brésil, sentido Louise, em 8
minutos! No outro sentido, Buyl, em 20 minutos.
Você quer ir
para Buyl e mora a 5 minutos a pé da parada, mas está fazendo frio lá fora: por
que sairia agora de casa se o tram só passará daqui a 20 minutos?! Facilita
bastante a nossa vida! =)
E se eu quiser
saber exatamente onde está o tram 94 naquele minuto? É só clicar que o
aplicativo irá mostrar: o tram está na parada Delleur.
Os metrôs
funcionam da mesma forma, como vocês podem ver nesta foto. Mas, no caso dos
metrôs, isso não é novidade alguma.
A novidade de
Bruxelas é que estas informações estão integradas em um mesmo aplicativo para
celulares: ônibus, tram, metrô!
Existem os
bilhetes únicos aqui, válidos para todos os transportes. E as tarifas são
descendentes conforme o número de bilhetes que você compre.
1 passagem só de
ida = 2 euros.
Ida e volta =
3,50 euros (1,75 por viagem, já abaixou)
5 viagens = 7,50
(1,50 por viagem)
10 viagens = 13
euros
Além dos
bilhetes mensais ou anuais, pelo qual se paga um preço fixo e não há limite de
viagem. Fui informada que o bilhete anual custa por volta de 500 euros.
Dentro de cada
ônibus ou tram (no caso do metrô fica na entrada da estação) existe uma catraca
onde você, sozinho, faz a validação do bilhete. Muita gente não valida,
sobretudo no tram: ou seja, está andando de graça.
Mas isso é uma
questão de consciência: é melhor comprar o bilhete, e, em tendo comprado, validar
esse bilhete (ou seja, gastá-lo nesta viagem e não guardá-lo para uma próxima),
para que não haja um possível argumento de falta de recursos para melhorias do
sistema.
(Além disso,
corre-se o risco dos fiscais: se eles te pegarem lá dentro sem ter validado o
bilhete: multa!)
Além de metrô,
ônibus e tram, existe a Vélo (um sistema de aluguel de bicicletas, como em
Paris e no Rio de Janeiro). Elas são amarelas e têm a flor de Iris, símbolo de
Bruxelas, desenhada. Essa flor é símbolo da cidade porque nascia nas margens do
rio Sena: sim, o Sena passava por Bruxelas, mas foi soterrado e canalizado.
No entanto,
Bruxelas não é tão plana como Amsterdam ou como algumas áreas de Paris: aqui é
um pouco mais cansativo andar de bicicleta.
Há quem reclame
do transporte público de Bruxelas, porque o metrô não é tão ramificado como a
teia de Paris. Então, em algumas áreas da cidade – por exemplo onde eu moro – o
metrô não chega. Mas, como eu disse, é tudo interligado. Basta sair do metrô e
pegar um tram ou ônibus. Ou simplesmente andar só de tram ou ônibus, se você
morar em área não servida de metrô.
Ah: Cachorros e gatos também podem andar no transporte público daqui!
Depois disso tudo eu digo: adorei !
Lisboa tem um esquema bem parecido. Isto é maravilhoso!
ResponderExcluirtriste é saber que o Rio de Janeiro só terá um sistema similar em 2080, ou não.
kkkk
Saudades!
Bjus
Como faz pra comprar as passagens? Obrigada!
ResponderExcluirqual o melhor onibus, ou autocarro que pego no aeroporto zaventem para chegar ate o centro ( gare centrale ou estação de metro brouckeré ?)
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