Páginas

sábado, 31 de agosto de 2013

Segundo post: Vivendo em uma Monarquia


A Bélgica é uma Monarquia Constitucional. 
Para mim, que vim de um continente jovem e republicano, a Monarquia está no passado brasileiro: nos tristes olhos azuis de Dom Pedro II, nos ainda mais tristes olhos negros dos escravos, no Palácio da Quinta da Boa Vista, nos casarões de Petrópolis, nas casas simples do centro do Rio, na figura lendária do Barão do Rio Branco. Mas aqui não: aqui é o dia a dia.
Não estou acostumada e meu primeiro estranhamento veio numa tarde de visitas a apartamentos. Queríamos alugar um apartamento maior do que o pequeno apartamento de Brasília e queríamos que fosse perto do trabalho do meu marido, para ele ir andando. Aí reside o problema: ele trabalha numa das ruas mais chiques da cidade (Avenue Franklin Roosevelt), cheia de mansões do final do século XIX e outras do início do século XX, hoje ocupadas por embaixadas e empresas.
Os proprietários dos apartamentos próximos, portanto, são pessoas de posses. Alguns deles alugam vários imóveis. A conversa do corretor de que aquela vizinhança era muito respeitável e de que no prédio só morava gente de alta estirpe não me ganhava em nada. O cúmulo do peixe fora d’água foi quando inocentemente perguntamos se corríamos o risco do proprietário pedir o apartamento de volta antes de 3 anos. A resposta foi que: monsieur Le Baron não precisaria do apartamento. Barão?!
Depois foram as placas nas lojas que me chamaram a atenção. Na Avenue Louise (outra rua famosa daqui), encontrei uma alfaiataria (localizada num prédio muito bonito) com uma placa: “fornecedor oficial da corte belga”. Essa não era a única loja a se gabar de ser fornecedora de nobres. Na Toison D´Or, no quarteirão das lojas caras e famosas, bati os olhos numa loja Christofle. Antes de trabalhar com museus, na minha vida prosaica não cabia conhecer essa loja. Mas ao pesquisar o mobiliário de Eufrásia Teixeira Leite, que tinha um jogo de chá de prata Christofle, soube que a loja fabrica utensílios de prata desde o século XIX. Pois aqui, na parede externa da loja, havia uma placa (de prata, na certa) com a inscrição: “Fornecedor do Rei Luis Felipe – Ourives em Paris desde 1830”. Luis Felipe foi o rei burguês da França, governou até a revolução de 1848.

(Na Avenue Louise: fornecedor oficial da corte belga)

(Na Avenue Louise: fornecedor oficial da corte belga)

(Christofle na Toison D´Or)

(Fornecedor do Rei Luis Felipe – Ourives em Paris desde 1830)


Poucos dias depois, ao fazermos nossa inscrição na Aliança Francesa (sim, aqui tem Aliança Francesa e explico depois o porquê), um mendigo entrou na recepção do curso. Ele gritou: Vive l´Europe, vive la France, vive la Republique! E saiu... Foi só isso. As atendentes comentaram entre si: bom, pelo menos hoje foi rápido...
Mendigo jacobino...

E assim, neste clima monárquico, informo que o próximo post será sobre a visita ao Palácio Imperial de Bruxelas: LINDO !


Mas por que visitei um museu no verão?! O combinado, comigo mesma, não era fazer atividades ao ar livre? Sim, mas o palácio – eu disse que a monarquia aqui é coisa do dia a dia – tem suas funções durante o ano e só fica aberto a visitações nos meses de férias do verão: de 1 de agosto até 8 de setembro, conforme aviso fixado na grade externa do edifício.

(Aviso - visitas de 1 de agosto a 8 de setembro)

(Palácio Real ao entardecer: muito bonito)

Espero que estejam gostando!!!  =)  Eu estou amando tudo!

3 comentários:

  1. Exercitando o olhar sobre o outro e investigando a alteridade do mundo! Muito legal! Beijos mil, cheios de saudade

    ResponderExcluir
  2. Eu eu apaixonado por palácios e castelos!!! Costumo a pesquisar histórias, plantas baixas, obras de arte etc. E quando viajo ao "Velho Mundo", não deixo de visitá-los, jamais!
    Fiquei curioso (e ansioso) pelos relatos do "próximo post" que ainda não veio kkkk
    Bjusssssssssss

    ResponderExcluir