Páginas

sábado, 8 de novembro de 2014

As flores de Bruxelas

     Bruxelas é verde, praticamente um imenso jardim! O que não faltam são grandes parques, como o famoso Bois de La Cambre (“bosque da curva” aqui do lado de casa), a Fôret des soignes (“floresta das curas”), os parques e lagos de Watermael Boitsfort, os de Woluwe, ou o mais longínquo, já fora da cidade, enorme parque de Tervuren. 
     Mas não são só esses, ainda há os parques menores, como o verde em volta dos Etangs d’Ixelles (“lagoas de Ixelles”), o parque Abbey (parque da Abadia) ou Parque do Cinquentenário.

 (Parque do Cinquentenário no verão)

(Cisne no Étang de Woluwe, em frente ao Parque de Woluwe)

 (Casal e bebê caminhando no Parque de Woluwe)

 (Parque de Tervuren no outono)

 (Étang de Ixelles)


     Como se não bastassem esses parques mantidos pela administração de Bruxelas Capital, nós também encontramos um empenho enorme da população para manter jardins privados floridos a maior parte do ano: aqueles pequenos jardins na frente de nossos prédios e nossas casas. 

(Jardim alheio na Avenida Roosevelt)

 (Outro ângulo da mesma casa, cujo jardim está sempre impecável)


(Mar de rosas em Ixelles)


(As roseiras da Embaixada do Iraque, na Avenida Roosevelt)

 
(Mais roseiras nos prédios de Ixelles)

     Quando me mudei para Bruxelas, e vim visitar meu apartamento, já no outono de 2013, não imaginei a surpresa que minha rua me reservava. Foi muito bonito ver as folhas das árvores amarelarem, caírem e um tanto sombrio vê-las totalmente nuas – como árvores de cemitério – durante todo o inverno. Mas na primavera, uma surpresa! Eram todas da mesma espécie, muito semelhante às cerejeiras japonesas, e tingiram de um rosa vivo a rua inteira! Foi incrível!

(Minha rua me encanta)
(Explosão rosa na primavera)

     É também no início da primavera que as prefeituras plantam tulipas, de diferentes cores, nos canteiros e rótulas da cidade! Por sinal, se você planeja conhecer as tulipas da Holanda, no parque de Keukenhof, planeje sua viagem para fins de março, abril todo, ou, no máximo, início de maio! Cheque as informações de abertura do parque na internet!

(Tulipas no Parque Keukenhof, na Holanda. Cuidado ao planejar a viagem: precisa ser primavera)

     É também na primavera que o Palácio de Laeken, onde mora a família real, abre suas estufas por no máximo 15 dias de visitação. Ali vemos explosões lilases de glicínias e toda sorte de florzinhas. 

(Glicínias no Palácio de Laeken)

     Passada a época das tulipas, as rosas também começam a florir. E que força! Há um prédio, não distante da minha casa, cujas rosas brancas formam um espetáculo a parte. E dá-lhe a encontrarmos casas e mais casas plantando suas flores para agradar aos olhos dos transeuntes.

     No verão, até os gramados explodem em floração branca! E as prefeituras penduram cestas de flores em todos os postes da rua! Que mimo, que delicadeza!

(Mimo das prefeituras: flores em cestos no alto dos postes)

     Quando chega o outono, quase não há mais flores para ver. No entanto, chamam o outono de “a segunda primavera”, pela beleza da estação. O espetáculo estará na mudança de cores das folhas nas árvores, no chão coberto de amarelo e vermelho. 

 (Outono na Abadia de Maredsous, apenas 1 hora de Bruxelas)

 (Outono em Ixelles)

Já no inverno, não haverá nada de belo para ver: a não ser que haja neve!

     É como eu digo: se é para fazer frio, que neve logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário